2.10.07

Inconvenient Truth

Ontem vi um documentário sobre imigração no 'Channel 4' que me deixou muito envergonhada, porque a imagem que transmitiu dos emigrantes portugueses não podia ser pior.
Segundo as estatísticas que apresentaram os portugueses são os emigrantes com menos formação,são os que menos ganham e menos contribuem para a economia do país, e os que mais recorrem à habitação social.
Os filhos de portugueses foram apontados como os que têm os piores resultados na escola, e por isso talvez os que estudam menos anos.

Fizeram uma entrevista a um casal com 1 filho que vivia numa casa só com um quarto,
da qual se concluía que não queriam fazer muito esforço, nem se chatear muito porque mesmo assim viviam melhor aqui do que em Portugal.
O entrevistado dizia que estavam a enfrentar alguns problemas em arranjar trabalho, por causa da chegada dos emigrantes polacos, que além de terem mais formação estão dispostos a trabalhar mais horas. Segundo ele, os polacos só queriam trabalhar e não se preocupavam com mais nada, para ele chegavam 8 horas.
O mais engraçado é que depois de fazer esta observação disse que era muito chato viver numa casa só com 1 quarto e que estava à espera que o governo lhe dessa uma habitação social, pois claro!

Depois fizeram um comparação com portugueses e polacos da qual concluiram, que os emigrantes portugueses são mais parecidos com os paquistaneses em termos económicos e sociais, porque os polacos têm mais formação, são mais dedicados, trabalham mais horas e os filhos são dos melhores alunos nas escolas,etc,etc.

Não é novidade que o problema reside na educação, enquanto os sucessivos governos não encararem a educação como uma prioridade nunca vamos passar da mediocridade.

Felizmente conheço muito excepções a esta 'regra', mas já está na altura da excepção passar a ser a regra.

1 comentário:

DMNY disse...

:( que vergonha...