14.3.08

Plastic Bags

Um dos temas do momento por cá são os sacos de plástico nos supermercados que vão passar a ser pagos.

Hoje fui às compras e como sempre levei o meu carrinho, tipo over 60's, porque evito trazer toneladas de sacos e é muito mais prático.
No entanto, e em contraponto ao facto de os sacos passarem a ser pagos pelos consumidores, é quase impossível comprar produtos frescos sem serem embalados.

Na minha opinião o primeiro passo que as empresas deveriam dar era reduzir elas próprias as embalagens e depois exigir da parte dos consumidores o mesmo.
Acho que as empresas devem dar o exemplo, isso sim é uma política de responsabilidade social.

1 comentário:

Sérgio Mak disse...

Por cá isso de pagar os sacos, nomeadamente no Pingo Doce, entre outros, é procedimento corrente.

Se bem que concorde que existe um desperdício de plástico, pois existe uma tribo de caçadores-colectores de sacos, chateia-me um bocado a história do "Ah, é pelo ambiente", quando para quem tem dois dedos de testa é fácil de perceber que não só as empresas reduzem nos custos com sacos de plástico (pois produzem menos), como ainda capitalizam os que vendem.

Não há qq política de incentivo à reutilização de sacos, nem uma palavra para informar as pessoas. Simplesmente se pergunta "Vai querer saco?" e dá cá uns cêntimos por cada vez que digas que sim.

Até haver uma maior consciencialização, vou continuar a divertir-me levando de casa sacos do Continente para utilizar no Pingo Doce.

Não melhorará mt o ambiente, mas faz maravilhas pelo meu humor.